Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

IDIOMAS

PortugueseChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapaneseSpanish

Limpeza Criogênica Gelo Seco (CO₂): Jateamento não-abrasivo e eco-friendly

Limpeza Criogênica de Superfícies/Jateamento Gelo Seco (Aplicações Diversas) by CRYONOMIC

O gelo seco, nome popularmente conhecido do Dióxido de Carbono (CO2), é um gás obtido de outros processos industriais (produção de fertilizantes, por exemplo), onde o mesmo é solidificado à uma temperatura de -79ºC e submetido a pressão física por meio de prensas industriais de alta capacidade.

Pode ser produzido em diversas formas e tamanhos: nuggtes, pellets, blocos etc pelas principais indústrias de gases mundialmente conhecidas: AIRLIQUIDE, LINDE, WHITE-MARTINS/PraxAir etc.

O Jateamento com CO2/Limpeza Criogenica é um processo absolutamente seco e limpo, visto ser atóxico, não condutor de eletricidade e não abrasivo. O gelo seco “sublima” imediatamente após contato com a superfície a ser tratada. Isto traz várias vantagens em comparação aos métodos tradicionais, uma vez que não existe a produção de dejetos secundários (granalha de aço, areia, plástico, vidro, etc…) O único dejeto é a própria sujeira removida que pode ser facilmente aspirada ou mesmo varrida.

Como o jateamento com gelo seco é isento de água/impurezas e não abrasivo, qualquer material/superficie podem ser limpos sem perda de acabamento, uma vez que ele não agride a superfície como o jato de areia e granalha em geral. Este método remove de forma eficiente e eficaz: graxa, tinta, resina, fuligem, óleo, carepa, adesivo, verniz, betume, oxidação, “pixação” etc etc…

Alguns exemplos aplicáveis da Limpeza Criogênica:

  • materiais polidos (moldes em geral e ferramentas industriais) e com banho químico;
  • cabeamento elétrico de robôs, painéis e máquinas;
  • esculturas, monumentos, obras de arte, livros antigos e fachadas históricas;
  • máquinas/equipamentos da indústria alimentícia (não deixa sabor/inodoro), química, farmacêutica, cerâmica, cimenteira, papeleira, gráfica e muitas outras….

A limpeza criogênica com o jateamento de gelo seco é mais rápida e mais eficiente quando utilizada em objetos quentes, visto o choque térmico causado, cfe já explicado. Em várias experiências feitas em moldes quentes de aço, alumínio, plástico e borracha, por exemplo, não houve nenhum tipo de dano ao mesmo. Nestes casos é mandatória a necessidade de manter-se a simetria absoluta dos moldes!

A ARTIMPEX N.V fabrica/desenvolve jateadoras de gelo seco com 1 e 2 mangueiras, tendo as seguintes diferenças:

  1. Jateadora com 01 mangueira de alimentação: os pellets de gelo seco são misturados com o ar dentro da própria máquina, isto permite que o pellet atinja maiores velocidades (energia cinética), desta forma trazendo um melhor resultado de limpeza.
  2. No de 2 mangueiras de alimentação os pellets de gelo seco são sugados na pistola de aplicação por um sistemas de tubos de Venturi, desta forma os pellets se misturam ao jato de ar comprimido apenas na pistola de aplicação, sendo uma menor velocidade de impacto e resultando em uma limpeza menos profunda.

A utilização da Limpeza Criogênica no lugar de Limpeza com Jateamento com Água (HIDROJATO), por exemplo, cria evidências econômico-financeiras visíveis para o atendimento da norma tais como: consumo/tratamento da água, redução de emissão de poluentes sólidos/líquidos e redução de valores com destinação de dejetos no meio-ambiente!

Há necessidade de “procedimentar” (criar SGA) tal método de limpeza criogênica de superfícies na empresa e comprovar sua eficácia, informando à certificadora!

A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo.

Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.

A limpeza criogênica com jateamento de gelo seco é amplamente utilizada em diversos segmentos industriais, dentre os quais: fabricante de pneus, moldes de borracha, plástico, alumínio, vidro, farmacêutico, alimentício, químico, petroquímico, plástico na limpeza de superfícies de máquinas, equipamentos, motores e painéis elétricos, robôs, casas (restauração de fachadas históricas e/ou queimadas), motores de barcos, veículos, livros antigos, PC Board, turbinas de aviões e muitas outras aplicações possíveis/imagináveis….