Limpeza Criogênica de Superfícies
com Gelo Seco Sólido (rice pellet) e com Líquido CO2
A BERUF presta serviços para empresas públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil e comercializa equipamentos para Limpeza Criogênica de Superfícies com gelo seco sólido (“arrozinho” ou rice pellets 3,0mm) e com Líquido de CO2 jateando “neve carbônica”.
Abaixo explicaremos melhor cada uma das tecnologias e suas particularidades/diferenças para seu melhor entendimento:
Limpeza Criogênica Superfícies – Jateamento Gelo Seco Sólido (CO2)
É chamada de LIMPEZA CRIOGÊNICA DE SUPERFÍCIES ou DRY ICE BLASTING (D.I.B), a qual utiliza Gelo Seco (Dioxido de Carbono CO2 – Sólido) em formato de arrozinho de 3.0mm ou “rice pellets” para o jateamento:

O Gelo Seco, neste formato, pode ser comprado em fabricantes de gases ou empresas que atendem mercados de eventos ou catering espalhadas pelo Brasil.

O princípio de funcionamento da Limpeza Criogênica com Gelo Seco é semelhante ao jato de areia, micro esfera de vidro, granalha de aço porém, diferentemente destes, ele é um método de limpeza não-abrasivo, pois quando o gelo seco atinge a superfície em velocidade supersônica, ele sublima, passando do estado sólido para o gasoso não passando pelo líquido.
Ou seja: não agride à superfície a ser limpa, nem o operador e nem tampouco o meio ambiente!
Fazendo um comparativo com estes métodos tradicionais abrasivos (hidrojato, areia, vidro, granalha etc), podemos atentar à algumas características bastante relevantes:

Basicamente, sua ação de limpeza, pode ser mostrada na figura abaixo:


É um método prático, rápido, econômico (custo-benefício de homem/hora!), eficaz, não-abrasivo comparado com os tradicionais: jato de areia (proibido desde 2004 no Brasil), granalha aço e vidro (agressivo à superfície), solventes etc.. e, acima de tudo, ecologicamente correto, pois deixa-se de utilizar água potável e tendo que tratá-la posteriormente para limpar suas máquinas/equipamentos, além de evitar o descarte de resíduos ao meio-ambiente!
A Limpeza Criogênica de Superfícies (Jateamento com Gelo Seco Sólido) pode ser utilizado em diversos setores da manutenção industrial de máquinas, motores (elétricos, diesel, automóveis), PCBoard, moldes, painéis elétricos e equipamentos industriais (mesmo energizados!).
Recomendado onde tenham-se que aliar tempo de setup da máquina e preservação do meio-ambiente, sendo amplamente utilizada nos EUA, Europa e Ásia em diversas aplicações, tais como:
- Segmento Gráfico
- Segmento Arquitetônico / Monumentos / Esculturas / Fachadas
- Segmento Alimentício
- Segmento da Indústria da borracha
- Segmento Geração / Distribuição / Transmissão de energia elétrica
- Segmento de Fundição Metais
- Segmento de Indústria Plásticos e Derivados
- Segmento de Indústria Automobilística (Robôs, Máquinas, Equipamentos, Painéis, Pintura)
- Diversos
É importante salientar que, antes de optar por este método de limpeza de superfícies, seja feita uma demo/teste in locco para que se possa avaliar a eficiência e eficácia do mesmo bem como v. infra em relação, principalmente, ao ar comprimido que deve ser absolutamente limpo/seco com uma vazão mínima de 180PCM e pressão de 5-7 bar. As jateadoras CRYONOMIC são alimentadas com 220Vac/60Hz (monofásica) e consomem 650W somente!
Limpeza Criogênica Superfícies – Jateamento Neve CO2 (Líquido)
Neste método, utilizamos o Dióxido de Carbono Líquido CO2 , conectando os equipamentos (jateadoras) diretamente no cilindro, tanque ou tubulação da empresa para o jateamento como mostrado nas figuras abaixo:

Este método de limpeza é semelhante à do Gelo Seco sólido (grânulos de 3.0mm – “arrozinho”) com a diferença de não necessitar, obviamente, de pessoal para alimentar as jateadoras pois elas são conectadas diretamente à fonte do CO2 Líquido o que permite facilmente, por exemplo, a robotização do processo, conforme mostrado abaixo:

Aqui os equipamentos não necessitam de alimentação elétrica pois somente o fluxo/pressão do Ar Comprimido da rede e do Líquido é que fazem o sistema funcionar.
A diferença, basicamente, em relação à limpeza com gelo seco (pellets) consiste no tipo de contaminante a ser removido: neste caso é para remoção de contaminantes mais leves e não tão incrustados (curados) na superfície!
Além disto, fazer uma demo/teste preliminar in locco (na sua UF!) é bastante recomendado antes de optar pela Limpeza Criogênica de Superfícies para avaliação de v. infra (ar comprimido limpo/seco com no mínimo 5bar/180PCM!) e se a perturbação sonora emitida de até 120dB, será aceita por v. equipe de Segurança do Trabalho/CIPA. Uso de EPI’s padrão (foto abaixo) é de fundamental importância!