Curiosidades Gelo Seco (CO₂)

Nesta seção, iremos mostrar algumas curiosidades aplicações uso, informações, detalhes, características do GELO SECO DIÓXIDO DE CARBONO – CO₂, com ampla literatura/dados, fotos e filmes.

GELO SECO
GELO SECO SÓLIDO EM FORMATO DE BASTÃO!

O que é o GELO SECO?

gelo seco é o nome comum para a forma sólida do dióxido de carbono. Originalmente, o termo “gelo seco” era uma marca registrada para o dióxido de carbono sólido produzido por Prest em (1925), mas agora ele se refere a qualquer dióxido de carbono sólido. O dióxido de carbono é um componente natural do ar.

gelo seco é seguro para uso em máquinas de fumaça e experimentos de laboratório, com as devidas precauções para evitar queimaduras. É chamado de gelo seco porque não derrete dentro de um líquido molhado. Gelo seco sublima, o que significa que vai de sua forma sólida diretamente a sua forma gasosa!

gelo seco é o dióxido de carbono na sua forma sólida e visível. É produzido a partir de dióxido de carbono líquido (CO₂) que é expandido para a pressão atmosférica, de repente. Ela ocorre principalmente em gelo seco, que é então pressionado para formar gelo seco. O gelo seco é estável apenas alguns dias. É por isso que é fabricado e entregue diariamente.

EXPERIÊNCIAS COM O GELO SECO by MANUAL DO MUNDO

Segurança ao manusear gelo seco!!!

1. O gelo seco é composto de dióxido de carbono no puro e sólido. O gelo sublima diretamente do estado sólido ao estado gasoso, sem resíduo.Este gás é respectivamente inodoro e incolor, invisível.
2. 
Nunca toque gelo seco sem proteção.
O gelo seco tem uma temperatura de -78 ° C. O contato direto com o pele provoca graves queimaduras criogênicas. Nunca tome em boca. Para dividir o gelo seco proteção para os olhos desgaste.
3. 
1 kg de gelo seco dióxido de carbono produz cerca de 500 litros de CO₂ no estado gasoso.
O armazenamento deve ocorrer em recipiente adequado, mas bem isolado vazando. Se esses recipientes não estão disponíveis, envolva o gelo seco em várias camadas de papel ou cartão, para manter e um mínimo de sublimação.
4. 
O dióxido de carbono é de 1,5 vezes mais pesado que o ar.
O CO₂ em estado gasoso está estagnado ao nível do solo e em lugares em cavidades profundas. Nunca armazenar gelo seco em um pouco tal como um porão ventilado. Preste atenção à ventilação do solos.
5. 
O dióxido de carbono pode causar perda de consciência (vídeo abaixo sobre o acidente na RÚSSIA!).
O CO₂ no estado gasoso tem um efeito narcótico e as causas para além de uma concentração de 5% na perda de consciência de ar que pode levar à Morte. Antes de entrar nas instalações ou veículo em que o gelo seco é armazenado/transportados, é importantíssimo ter uma área para ventilar/respiro. Em caso de dúvida, verifique um analisador com o teor de CO₂.
6. 
gelo seco não é um brinquedo e deve ser mantido longe de crianças.

VOCÊ PODE BAIXAR A FICHA TÉCNICA DESTE PRODUTO QUÍMICO AQUI!!!
O GELO SECO NÃO É BRINCADEIRA!!!

gelo seco dióxido de carbono é o gás carbônico sólido e a fumaça que solta sugere mudanças em seu estado físico.

Em outras palavras, trata-se de uma porção resfriada de tal gás, que conforme esquenta passa para os estados líquido e gasoso.

O fenômeno tem um visual realmente cinematográfico, assemelhando-se à formação de uma grande nuvem.

Como é feito o gelo seco?

Antes de saber como o gelo-seco é feito, precisamos explicar que, ao contrário do gelo “molhado”, ele não é feito de água (H₂O), e sim de gás chamado de dióxido de carbono CO₂!

Se na forma gasosa o CO2 é o famoso gás carbônico, no estado sólido ele é o gelo-seco que sorveteiro usa para o picolé não derreter na praia.

gelo seco dióxido de carbono não é tóxico e não deixa resíduos,pois ele passa de sólido para vapor sem passar pelo estado líquido.

Para fabricá-lo, é preciso coletar matéria-prima!

Embora o gás carbônico esteja presente na atmosfera, os fabricantes não o retiram do ar, e sim do “lixo” da produção de outras substâncias.

Mas existem outros experimentos/máquinas interessantes também fazendo essa coleta! Outros experimentos no mundo já o fazem também…

A produção de amônia, por exemplo, libera CO2, que é sugado por uma chaminé para um tanque especial. Nesse lugar, ele é resfriado e comprimido até atingir uma temperatura de -28 ºC e uma pressão de 300 psi, cerca de dez vezes a pressão dentro de um pneu de carro. O gelo seco dióxido de carbono pode ser estocado em tambores, contêiner ou caixa de isopor. Deve-se evitar abrir desnecessariamente os recipientes para que o gelo seco não troque calor como ambiente e se evapore.

COMO É FEITO O GELO SECO?

A partir daí, basta abrir a válvula que fecha o tanque num ambiente com pressão normal. “Quando isso ocorre, o CO2 se expande. Metade dele vira sólido, metade vira gás. Nós usamos a parte sólida, um gelo-seco bem fininho, que será prensado no formato de blocos, cubos ou pequenos cilindros. A vantagem do gelo-seco dióxido de carbono em relação ao “molhado” é que ele se mantém a uma temperatura média de -80 ºC. Ou seja, ele é muito mais “gelado” do que o gelo “molhado”. O gelo-seco dióxido de carbono tem esse nome porque, quando aquecido, ele passa direto do estado sólido para o gasoso, sem virar líquido. Para compreender melhor, vamos entender o que é o CO2 (dióxido de carbono, ou gás carbônico).

A BERUF fornece equipamentos para PRODUÇÃO DE GELO SECO SÓLIDO (PELLETIZER)!

O que é gás carbônico?

O dióxido de carbono ou gás carbônico, importante regulador da atmosfera, pode causar modificações climáticas consideráveis se tiver alterada a sua concentração. É o que ocorre no chamado efeito estufa, em que a concentração excessiva desse gás pode provocar, entre outros danos, o degelo das calotas polares, o que resulta na inundação das regiões costeiras de todos os continentes.

Para produzir o gelo seco, o gás carbônico é comprimido em um um tanque e depois arrefecido até temperaturas muito baixas (-20ºC) para chegar à forma líquida. Depois, a pressão é subitamente eliminada e o gás se expande, absorvendo calor e fazendo com que o líquido se solidifique em temperaturas ainda mais baixas (-79.8ºC!). A conhecida “fumaça” do gelo seco aparece quando ele entra em contato com o ar e começa a soltar vapores.

Concluindo, o gelo seco, nada mais é do que o CO2 em estado sólido!

Fale com a gente sobre LIMPEZA CRIOGÊNICA com GELO SECO via e-mail ou via WhatsApp telefone ou em nosso formulário de CONTATO!