Serviços

Limpeza Criogênica de Superfícies

A BERUF presta serviços de LIMPEZA CRIOGÊNICA para empresas públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil e comercializa máquinas para JATEAMENTO NÃO-ABRASIVO com GELO SECO sólido (“arrozinho” ou rice pellets 3,0mm) ou com LÍQUIDO de CO₂ (“Neve Carbônica”), como descreveremos abaixo detalhadamente cada um destes processos de limpeza.

Temos, know how/expertise na prática (hands-on), há mais de 10 anos em diversos trabalhos realizados
em vários segmentos industriais e clientes pelo Brasil com este método de limpeza!

Você poderá comprovar e ver alguns deles clicando AQUI!

Abaixo explicaremos melhor cada uma das tecnologias e suas particularidades/diferenças para seu melhor entendimento:

Jateamento Criogênico com Gelo Seco Sólido (CO₂)

É chamada de JATEAMENTO GELO SECO ou DRY ICE BLASTING, o processo de limpeza qual utiliza Gelo Seco (Dioxido de Carbono CO₂ – Sólido) em formato de “arrozinho” de 3.0mm ou “rice pellets” como é conhecido no mundo todo para o jateamento criogênico, como pode-se ver na figura abaixo:

O Gelo Seco, neste formato, pode ser comprado nos principais fabricantes de gases industriais (LINDE, WhiteMartis/PraxAir, AirLiquide…) ou empresas que atendem mercados de eventos ou catering espalhadas pelo Brasil. Consulte-nos para saber mais!

Produção e Jateamento Gelo Seco
Produção de Gelo Seco para Jateamento Jateamento Criogênico
MÁQUINAS DE PRODUÇÃO DE GELO SECO SÓLIDO – PELLETIZER CIP-5

O princípio de funcionamento da Limpeza Criogênica é semelhante ao jato de areia, micro esfera de vidro, granalha de aço porém, diferentemente destes, ele é um método de limpeza não-abrasivo, pois quando o gelo seco atinge a superfície em velocidade supersônica, ele sublima ou criam-se “micro-explosões” pelo efeito cinético da partícula que expande em até 700 vezes o seu volume inicial, passando do estado sólido para o gasoso sem passar pelo líquido.

Ou seja: não agride à superfície a ser limpa, nem o operador e nem tampouco o meio ambiente!

Fazendo-se um comparativo com estes métodos tradicionais abrasivos (hidrojato, areia, vidro, granalha etc), podemos notar algumas características vantajosas deste método de limpeza inovador e ecologicamente correto, conforme mostramos nesta tabela abaixo:

COMPARATIVO DIB
TABELA COMPARATIVA CRYONOMIC DIB x MÉTODOS TRADICIONAIS

Basicamente, o que acontece no momento em que os grânulos (“arrozinho” ou rice pellets) tocam na superfície em sua ação de limpeza, pode ser mostrada na figura orientativa abaixo:

Efeitos da Limpeza com Gelo Seco
Efeitos da Limpeza com Gelo Seco
Jateamento de Gelo Seco

É um método prático, rápido, econômico (custo-benefício de homem/hora!), eficaz, não-abrasivo comparado com os tradicionais: jato de areia (proibido desde 2004 no Brasil), granalha aço e vidro (agressivo à superfície), solventes etc.. e, acima de tudo, ecologicamente correto, pois deixa-se de utilizar água potável e tendo que tratá-la posteriormente para limpar suas máquinas/equipamentos, além de evitar o descarte de resíduos ao meio-ambiente!

A Limpeza Criogênica de Superfícies (Jateamento com Gelo Seco Sólido) pode ser utilizado em diversos setores da manutenção industrial de máquinas, motores (elétricos, diesel, automóveis, embarcações, metrôs/trens etc), PCBoard, moldes de borracha/vidro/plástico, painéis elétricos (mesmo energizados 220-440Vac!), robôs industriais (pintura, solda, cola etc) e equipamentos industriais diversos, além de esculturas, obras de arte e monumentos.

LIMPEZA CRIOGÊNICA SUPERFÍCIES COM GELO SECO – VÁRIAS APLICAÇÕES!

Recomendado onde tenham-se que aliar tempo de setup da máquina, não agressividade/abrasividade na superfície e preservação do meio-ambiente, este processo de limpeza de superfícies é amplamente utilizado nos EUA, Europa e Ásia nos mais variados ramos/segmentos industrial, civil (restauro/arquitetura/decorativo), sendo algumas APLICAÇÕES DESTACADAS EM NOSSOS FOLHETOS abaixo:

Qual a infra estrutura MÍNIMA NECESSÁRIA que a sua empresa necessita ter para fazer a JATEAMENTO COM GELO SECO CRYONOMIC?

É importante salientar que, antes de optar por este método de limpeza de superfícies (compra das jateadoras ou contratação de serviços de limpeza criogênica!), seja feita previamente uma VALIDAÇÃO DESTE PROCESSO in loco para que se possa verificar a eficiência e eficácia do mesmo bem como se a sua infraestrutura de AR COMPRIMIDO suporta a vazão/pressão que as jateadoras exigem!
Esta rede de AC deve ser absolutamente limpa/seca (ar de instrumentos!) com uma vazão mínima de 180-200PCM para manter a pressão entre 7-9 bar, pelo menos.
As jateadoras CRYONOMIC são alimentadas com 220Vac/60Hz (monofásica) e consomem, tão somente, 650W! Bem menos que um secador de cabelos doméstico!
O detalhe que deve ser lembrado para a SEGURANÇA DE TRABALHO é que a emissão de ruído num raio de 2m do jatista é entre 90-110dB!

Para saber mais de nossas jateadoras COM GELO SECO, acesse nossa aba de PRODUTOS ou entre com CONTATO conosco via WhatsApp, e-mail ou telefone!

Language